Monitoria antigo

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação. Ela ocorre por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.

Há duas categorias de monitores: a) monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, pago em parcela única no final do semestre após o envio das duas frequências previstas no Calendário Universitário de Graduação; e b) monitoria voluntária: sem compensação financeira pelo exercício da monitoria. Em ambos os casos, os alunos farão jus a 02 (dois) créditos pela atividade no período.

Inscrições

As inscrições para monitoria seguirão rigorosamente os prazos estabelecidos no Calendário Universitário de Graduação, disponível no link: http://www.saa.unb.br/graduacao.
Os estudantes devem procurar a secretaria do departamento e preencherem o formulário de solicitação de inscrição aqui. Uma boa prática é combinar com o professor da disciplina antes de solicitar a inscrição.

Requisitos para participação

• Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;
  • Ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, demonstrando domínio da mesma;
  • Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;
  • Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade. (para monitores remunerados).

Seleções dos candidatos

• A seleção dos estudantes candidatos será de inteira responsabilidade de cada departamentos/institutos;
  • Os critérios de avaliação para o exercício das atividades de monitoria serão elaborados pelas coordenações de graduação de cada departamento/instituto.
  • O estudante designado monitor será supervisionado pelo professor da disciplina.