Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado é uma atividade de aprendizagem profissional, social e cultural que se desenvolve através da participação do estudante em situações reais de trabalho da sua futura área de atuação profissional, onde ele executa atividades relacionadas à sua área de formação profissional. O estágio pode ser desenvolvido em empresas privadas, públicas, órgãos da administração pública, instituições de ensino e de pesquisa, sempre sob a supervisão de um responsável no local do estágio e de um professor orientador designado pela Coordenação do Curso de Engenharia de Produção

O aluno poderá se matricular em Estágio Supervisionado e Projeto de Graduação 1 somente após ter concluído com aproveitamento 190 créditos do curso.

Objetivos do estágio

Os objetivos principais do estágio são:

• possibilitar ao estudante a aplicação prática da teoria aprendida nas disciplinas, permitindo assim maior assimilação dos conteúdos;
  • permitir ao estudante avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir eventuais deficiências na sua formação acadêmica;
  • atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para a vida profissional;
  • antecipar o desenvolvimento de habilidades, atitudes e posturas profissionais.

O Estágio Curricular cumpre as determinações legais estabelecidas pela Lei nº 11.788 de 25/09/2008, - dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de Ensino Superior e de Ensino Profissionalizante e Supletivo e dá outras providências e pelas normas internas da UnB.

No curso de Engenharia de Produção o estágio supervisionado consiste de trabalho de campo realizado durante o penúltimo semestre do curso, com duração de 180 horas. A avaliação é feita por meio de relatórios técnicos e acompanhamento individualizado. Preferencialmente, deverá ser feito simultaneamente à primeira etapa do projeto de graduação.

A realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios no âmbito dos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia é regulada pela:

Estágios extra-curriculares

É admitida também a realização de estágios extra-curriculares, que devem também se vincular ao Projeto Político-Pedagógico de cada curso, atendendo aos mesmos objetivos do Estágio Spervisionado obrigatório.

O estágio não obrigatório será autorizado somente quando o aluno atender, no mínimo, aos seguintes requisitos:

1. Ter concluído o 4º semestre do fluxo de habilitação do curso (no mínimo ter cursado com aprovação todas as disciplinas obrigatórias até o 4º período;
  2. Estar regularmente matriculado no mínimo de créditos exigidos para o seu curso no semestre em que estiver pleiteando o estágio não obrigatório;
  3. Ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 3,0 (três);
  4. Não estar em condição de desligamento;

Saiba mais no portal da UnB clicando aqui.

Veja ainda: