Área de Atuação

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ser engenheiro é uma aspiração profissional de muitos jovens. A Engenharia de Produção, como engenharia focada no desenvolvimento, manutenção e evolução dos sistemas de criação de valor humanos, forma profissionais capazes de atuar em diferentes setores.

Se você está se preparando para iniciar a vida universitária, saiba mais sobre o mercado de trabalho para Engenharia de Produção.

Quais são as possibilidades para o mercado de Engenharia de Produção?

O profissional de engenharia de produção tem muitas possibilidades de atuação em sua carreira, devido ao caráter multidisciplinar da sua formação. A base do curso, além de cálculo e física, é bastante direcionada para gestão e processos.

Com isso, as oportunidades são multiplicadas, não limitando-se apenas à indústria. O Engenheiro de Produção pode trabalhar diretamente com os sistemas de produção em fábricas, buscando formas de otimizar os processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir qualidade do trabalho. Além disso, prestadoras de serviços, lojas, setor de finanças e saúde, entre outros, oferecem boas oportunidades para o engenheiro de produção. Grandes perspectivas também têm se mostrado na área de logística, a qual é estratégica dentro das empresas e precisa de profissionais com o perfil técnico e com habilidades de gestão.

Qual é a média salarial para um engenheiro de produção?

A remuneração é bem atraente para o um profissional de engenharia de produção. De acordo com a lei que regulamenta os salários dos profissionais com diploma em engenharia, o valor pago para 8 horas de trabalho é de 8,5 salários-mínimos — algo em torno de R$7400, considerando o atual salário-mínimo de R$880.

Engenharia de Produção é uma das profissões que pagam os melhores salários no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo DataFolha na região metropolitana da cidade de São Paulo, um coordenador de projetos de sistemas ganha em torno R$10 mil, e um gerente de controle de qualidade cerca de R$12 mil. Mas diversos outros cargos podem ser ocupados por um engenheiro de produção, com ganhos bem interessantes.

Por que o mercado de Engenharia de Produção está em alta?

Em um cenário de crise e recessão econômica como o atual, o que todas empresas buscam é o aumento ou, pelo menos, a manutenção da produtividade, redução de custos e continuidade da qualidade dos processos e produtos. Diante dessas necessidades, quem se mostra capaz de administrar essas demandas é o engenheiro de produção, que possui know-how suficiente para atuar nestas frentes para buscar os melhores resultados e ajudar a manter a competitividade.

Dessa forma, o profissional mostra-se como peça fundamental dentro de todo o processo, sendo sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos de gestão e economia, fazem com que ele atue de forma mais focada para ajudar a empresa a enfrentar esse período mais complicado.

O mercado para a área de Engenharia de Produção é muito interessante, não é mesmo? Aproveite e baixe agora o E-book Gratuito Engenharia de Produção: tudo o que você precisa saber sobre o curso!
Website: http://www.feamig.br